Pretendemos através do projeto Eneagrama Social IEA-BRASIL Transformando realidades de vida, criar um instrumental simples para catalogar iniciativas de trabalhos sociais voluntários já realizados com o eneagrama e que sigam os princípios éticos da IEA Brasil.
Valorizar, apoiar, estimular, dar visibilidade e divulgar estas iniciativas já existentes, além de fomentar e ajudar na elaboração de novas iniciativas para que o conhecimento do eneagrama possa expandir para pessoas e organizações em vulnerabilidade social.
O primeiro projeto oficialmente assumido pela IEA Brasil foi com a ONG ACUDA – Associação Cultural e de Desenvolvimento do Apenado e Egresso (Porto Velho/RO), logo após a apresentação do trabalho no Congresso Brasileiro de Eneagrama de 2021. Destacou-se, na ocasião, a importância do Eneagrama no desenvolvimento das atividades realizadas pela ACUDA. Esse projeto teve início com a Escola SAT e, ao final de uma impactante apresentação no Congresso, o presidente da ACUDA, Luiz Marques, solicitou apoio à IEA Brasil para a continuidade do trabalho de sensibilização e apresentação do Eneagrama aos detentos. Desde o falecimento de Alaor Passos, grande apoiador da ACUDA, a instituição vinha enfrentando dificuldades para manter o Eneagrama como um dos pilares de sua atuação.
Assim, em 2023, a IEA Brasil assumiu definitivamente a parceria com o Projeto ACUDA, contando com a participação de Domingos Cunha – integrante do Conselho Estratégico da IEA Brasil – e de Bia Delgado, presidente em exercício da IEA Brasil, no desenvolvimento de ações junto ao projeto. O objetivo é seguir promovendo o Eneagrama como ferramenta de ampliação da autoconsciência e fortalecimento da autoestima dos detentos, abrindo possibilidades para uma nova forma de viver após a experiência de detenção.
Outro projeto de destaque é o realizado na APAC – Associação de Proteção e Assistência aos Condenados, em Nova Lima, iniciado em 2024. Ao apresentar a proposta da IEA Brasil e o Eneagrama como instrumento de compaixão e autoconhecimento, a direção da APAC demonstrou entusiasmo com todas as possibilidades, não apenas para os “recuperandos”, mas também, e principalmente, para os colaboradores.
A estratégia adotada foi, inicialmente, apresentar e realizar o Eneagrama a toda a equipe de apoio da APAC. Agora em 2025, estamos iniciando o Eneagrama com 75 recuperandos do regime fechado e 28 do regime semiaberto.